Campus Pampulha da UFMG vai concentrar quase todos os cursos

Danilo Emerich - Hoje em Dia
24/04/2013 às 09:15.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:06

Em cinco anos, apenas o campus saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área hospitalar de Belo Horizonte, funcionará fora da Pampulha. A exemplo da Escola de Direito, o curso de Arquitetura também decidiu, no último dia 17, deixar o prédio no bairro Funcionários, na zona Sul da cidade.

Ainda não se sabe o que será feito com o imóvel de 10 mil m2 que por décadas abrigou estudantes e professores de Arquitetura. O edifício fica na esquina das ruas Gonçalves Dias e Paraíba e existe desde 1930.

A ideia é dar uma “atribuição acadêmica” ao prédio, e não abandoná-lo, como aconteceu com a antiga Escola de Engenharia. Localizada entre a avenida do Contorno e a rua Espírito Santo, está sem uso desde 2010.

Demanda

A justificativa para a mudança da Arquitetura, aprovada por 65% dos votos, é a necessidade de melhor infraestrutura, espaço físico e integração com outras áreas da universidade que já funcionam na Pampulha.

Segundo o diretor da escola, Frederico Toffany, o número de alunos e professores triplicou com a abertura de cursos noturnos.
“Operar isso do ponto de vista do espaço está complicado. Se fizéssemos uma reforma no prédio, haveria desafios, pois ele é tombado. Seria um projeto caro, sem eficiência e que não resolveria a falta de integração”.

Entre os alunos, queixas comuns são a falta de estacionamento e a dificuldade de deslocamento na região. “É um prédio afastado, em uma área comercial e fora da realidade acadêmica”, diz Steve Biseleng, de 25 anos, aluno do 8º período.

Já o chefe do Departamento de Projetos do curso, Fernando Ramos, aponta as salas pequenas como gargalos. “Muitos professores querem desenvolver trabalhos, mas não há espaço disponível”.

Concurso
 
Um concurso nacional de arquitetura será feito, em um ano, para escolher o projeto do novo prédio. Ele vai ocupar o terreno entre a Escola de Engenharia, o Instituto de Geociências e o Restaurante Setorial 1, na Pampulha.

A estimativa é a de que o imóvel tenha 15 mil m²e custe cerca de R$ 50 milhões.
 
Saiba mais na http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/html/shelf/93

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por