Candidatos aprovam tema da redação do Enem

Filipe Motta
Hoje em Dia
04/12/2016 às 17:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:56

Muitos candidatos reagiram bem ao tema da redação da segunda aplicação do Enem, “Caminhos para combater o racismo no Brasil”, que teve de ser redigida no segundo dia de prova, este domingo (4). Para eles trata-se de um tema bem trabalhado em cursinhos e escolas, além de ser algo vivido no cotidiano das pessoas, o que facilitou o desenvolvimento do texto.

A maioria dos candidatos ouvidos pela reportagem, na saída da prova, no campus da PUC Minas do Coração Eucarístico, considerou a proposta inclusive mais fácil do que aquela da prova da primeira aplicação do Enem, feita no começo de novembro, na qual os estudantes deveriam discorrer sobre combate à intolerância religiosa. "É um tema 'simples', que é bastante treinado por quem está se preparando para o Enem", disse Jack Fernatiolli, 36, que pretende cursar Medicina. 

“É um tema mais fácil de tratar na redação. É uma questão com a qual eu convivo no meu dia a dia, acontece com os meus amigos, por exemplo. Há vários casos que a gente vivencia no bairro”, afirma João Lucas Nascimento, 21 anos, que fez o Enem para utilizá-lo como certificado de conclusão do ensino médio e mora no bairro Paraíso, em Belo Horizonte.

Felipe José, 25, que pretende fazer um curso tecnológico de Gestão de Segurança Privada, disse que se ele tivesse que escrever sobre intolerância religiosa, teria tido mais dificuldades para escrever. Ele reclamou do fato de o enunciado da redação vir entre a prova de linguagens e matemática e não no final do Exame. “A proposta do tema tinha que estar no final da prova, já que o espaço de rascunho vinha depois da prova de matemática”, reclamou.

Para a redação, de acordo com o Inep, a prova forneceu como referência quatro textos motivadores. Um sobre a condição do homem negro; um artigo de lei que tipifica o preconceito de raça ou de cor como crime; uma peça publicitária que distingue o racismo de injúria racial; e outro com uma definição acerca do que são ações afirmativas.

Além da redação, hoje os alunos fizeram provas de matematica, linguagens e redação. Cerca de 277 mil estudantes estavam inscritos para a segunda aplicação. Minas é o Estado com o maior número de participantes, 72 mil. Só em Belo Horizonte, 20,4 mil pessoas se  inscreveram.

Fone de ouvido
Também na PUC Coração Eucarístico, um candidato foi eliminado por portar fone de ouvido no bolso quando iria utilizar o banheiro. Guilherme Gabriel, 18, fazia o Enem pela primeira vez e disse ter se esquecido do equipamento. “Tinha ido bem na prova de ontem. Fiquei decepcionado", lamentou.

Resultados

Um balanço final do Enem deve ser divulgado em coletiva do Inep marcada para este domingo.

O gabarito das provas feitas no fim de semana será divulgado na próxima quarta feira na página do participante, no site  do Enem. O resultado final do exame para todos os candidatos que fizeram as provas sairá em 19 de janeiro.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por