Candidatos já deixam locais de prova em BH no primeiro dia do Enem

Paula Machado
pmachado@hojeemdia.com.br
04/11/2018 às 15:50.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:35
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Os primeiros candidatos a concluírem a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (4), já começam a deixar os locais de prova. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes podem deixar os locais a partir das 15h30, porém, o exame segue até as 19h.

No campus Coração Eucarístico da PUC Minas, no bairro de mesmo nome, em Belo Horizonte, os portões foram abertos com alguns minutos de atraso, às 15h36. A instituição está em obras nas proximidades do portão principal e, por isso, os estudantes estão utilizando os portões laterais para sair.

Ao fim da primeira fase do exame, a palavra que mais se ouve entre os candidatos é: "cansativa". Os textos muito longos dos cadernos de questões são uma das principais razões citadas por eles para esta percepção.

Temida

O tema da redação, que neste ano aborda o tema: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", não foi unânime entre os concorrentes. Enquanto alguns acharam o tema relativamente simples, outros tiveram uma grande surpresa.

Um exemplo é o candidato Ítalo Bittencourt, de 22 anos, que deixou a redação para fazer por último e sentiu que não foi tão bem como poderia ter ido. Na opinião dele, o tema era bastante esperado e fácil de desenvolver uma estrutura dissertativa.

O jovem, que pretende cursar Direito com a nota obtida no Enem, deixou a redação para o final, técnica que não recomenda. 

Já Matheus Yohan, 21 anos, quer fazer Ciências da Computação e disse ter tido uma impressão oposta à de Ítalo. O aspirante a desenvolvedor tinha se preparado para algo relacionado à ditadura, tema que julga também muito atual.

Para o professor de português e redação, Romulo Bolivar, do cursinho on-line Pró-Enem, “a proposta da redação não representou uma grande novidade para quem acompanha as linhas temáticas do Enem”. Segundo o especialista, a comunicação social e direitos de privacidade na mídia já foi tema visitado pelo Enem em anos anteriores.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por