O cantor, compositor e multiinstrumentista Luciano Ladeira lança nesta sexta-feira (24), em seu canal no YouTube, as duas versões do videoclipe “Elastica”, que integra o álbum de mesmo nome já disponível nas redes sociais.

Uma versão é extendida (“Elastica, o Filme”), de cerca de quatro minutos de duração, e a outra compacta. Ouça aqui a primeira. Na quinta-feira (23), Ladeira disponibilizou o minidoc “Elastica, o Álbum”, no qual fala sobre o conceito do trabalho e destaca algumas das 16 faixas.

Discípulo de Marcus Viana e com uma trajetória de duas décadas até então voltada ao rock progressivo de composições longas e predominantemente instrumentais, o paulistano Luciano Ladeira, radicado em Belo Horizonte desde 2010, apresenta desta vez uma obra de rock com 16 músicas enxutas.

Temas como polarização política e ideológica, intolerância, desinformação, espiritualidade, tecnologia e mídias sociais dão um tom ácido ao novo trabalho de Ladeira – que soa rápido e certeiro como um nocaute.

Antes de “Elastica”, o artista gravou sete álbuns de rock progressivo: “Sinais” (1996), “Bateria de Gaia” (1999), “Usaru” (2001), “Unvisited” (2003), “Muito Além das Sete Cores” (2006), “Oráculo” (2009) e “Nas Trilhas de Minas” (2012).

Com público cativo no exterior, principalmente em Portugal, França, Alemanha e Japão, o artista prepara a remasterização de toda a obra para relançamento nacional e internacional ainda em 2020, incluindo dois álbuns ao vivo.