A capsaicina não tem apenas efeito termogênico. Estudo realizado por pesquisadores brasileiros e publicado na revista científica Journal of Strength and Conditioning, aponta que o componente potencializa o desenvolvimento físico de atletas durante treinamento de resistência, como agachamento e corrida.

O efeito é causado porque a substância atua no sistema nervoso central e nos músculos, indicam os pesquisadores.

atividade física

Pesquisadores afirmam que a capsaicina induz a produção de cálcio nas células, promovendo maior conforto durante a prática de atividade física

Um dos membros do estudo, Marcelo Conrado, professor de Nutrição da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), explica que o suplemento aumenta a atividade cerebral, o que melhora a frequência cardíaca e a pressão arterial. 

Além disso, induz a produção de mais cálcio nas células musculares, promovendo maior conforto durante a prática esportiva. “Os indivíduos conseguem elevar o número de repetições e a sensação de cansaço diminui”, frisa. 

Dez homens habituados à prática das atividades participaram dos experimentos. Os voluntários ingeriram 12 miligramas (mg) de capsaicina, 45 minutos antes de se exercitarem. “Nesse caso, o composto funciona como um estimulante pré-treino”, comenta Marcelo Conrado.

Musculação e crossfit

Na Faculdade de Educação Física da UFMG, o docente Marcos Daniel Drummond também estuda os efeitos do composto, mas voltados para a musculação e crossfit.

“Os testes indicam que os esportistas conseguem deslocar mais peso, com menos dor”, conta ele, acrescentando que ação é analgésica e garante mais resistência ao organismo. 

A eficácia, segundo o professor, assemelha-se à de suplementos com cafeína, mas com menos efeitos colaterais. “O componente do café pode causar taquicardia, dores de cabeça, enjoo, tontura e insônia. Já o da pimenta, por ser picante, pode gerar desconforto gastrointestinal e amplificar a sensação de calor”.

Cerca de 50 voluntários participam das pesquisas. Porém, por ser um estudo inicial, ainda não existe parâmetro para a dosagem ideal da capsaicina no pré-treino. 

Leia Mais:

Composto da pimenta pode ser aliado na luta contra a obesidade