‘Carnaval’ de excessos gera graves acidentes

Danilo Emerich - Do Hoje em Dia
09/02/2013 às 09:44.
Atualizado em 21/11/2021 às 00:52
 (Flavio Tavares/ Hoje em Dia)

(Flavio Tavares/ Hoje em Dia)

Os excessos durante o Carnaval podem acarretar graves acidentes. Nessa época, aumenta o número de pessoas feridas com lesões, fraturas, cortes, perfurações, queimaduras e até intoxicações. A maior parte dos casos está ligada ao consumo exagerado de álcool, drogas e a falta de cuidados básicos.

Para tentar conscientizar as pessoas, o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, desenvolve, desde 2009, uma campanha de prevenção contra acidentes. No ano passado, 43 casos de agressões foram atendidos no local durante a semana do Carnaval, contra 26 nos sete dias anteriores. Já de acidentes diversos, desde quedas até batidas de carro, foram 119 durante o feriado e 77 na semana anterior.

Em geral, os casos nesse período ocorrem mais com jovens do sexo masculino. As ocorrências mais comuns são acidentes automobilísticos, atropelamentos, afogamentos, brigas, queimaduras causadas pelo sol e intoxicações.
“A prevenção é a melhor medida para evitar esses eventos. Acidente é um fato imprevisto. Se uma pessoa bebe, dirige e bate o carro, é previsível um acidente. É preciso que as pessoas se conscientizem dos riscos”, alertou o cirurgião geral de emergência do HPS, Paulo Roberto Carreiro.

Ele sugere dicas para evitar os acidentes, como evitar excessos de bebidas alcoólicas. Nunca dirigir após ingerir álcool ou fazer uso de drogas; não mergulhar em locais rasos ou desconhecidos; sempre usar o cinto de segurança em automóveis; cuidado com animais peçonhentos em locais de mata, e fazer o uso protetor solar e de preservativo em caso de relações sexuais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por