A Prefeitura de Tiradentes, no Campo das Vertentes, divulgou parte da programação do Carnaval deste ano. Chamado de Carnaval Cultural, o evento busca resgatar marchinhas e blocos de ruas, além de promover shows variados. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, são esperadas cerca de 20 mil foliões entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março. Para esta edição, a programação terá como novidade a realização de oficinas gratuitas de artes com patchwork (trabalhos com retalhos), customização de abadás, estandartes e reciclagem de materiais carnavalescos.

Além disso, se apresentarão os blocos das Domésticas, Ver-Te-Cana, Bloco Palhaçada, Roma Foi Pouco e Beatões da Santíssima. 

Segundo a prefeitura, relatos históricos indicam que o Carnaval chegou a Tiradentes no início do século 19. De lá para cá, a folia da cidade ganhou amplitude nacional e está no ranking entre as mais procuradas e as mais conhecidas do Brasil. 

Nos últimos anos, ainda segundo o município, Tiradentes virou destino de famílias e grupos de amigos que pretendem fugir de festas das grandes metrópoles. Isso porque, além da folia, os turistas aproveitam para descansar, curtir a gastronomia, os pontos turísticos e as cachoeiras.

Programação dos blocos

De acordo com a Prefeitura de Tiradentes, a programação está sendo finalizada, mas pode ser conferida parcialmente no Facebook oficial.