Uma carreta que transportava combustível tombou na manhã desta terça-feira (22) na BR-040, em Nova Lima, e interditou totalmente a pista no Km 565, próximo ao acesso a Piedade do Paraopeba e à Lagoa dos Ingleses. Segundo a Via 040, concessionária que administra a rodovia, não há previsão de liberação. Apenas o motorista do caminhão ficou ferido, com uma entorse no pé.

A carreta levava 25 mil litros de gasolina e cinco mil de óleo diesel. Há, ainda, um segundo veículo envolvido, um automóvel que capotou fora da pista. Não há informações sobre o motivo do acidente. No momento, são 7 Km de congestionamento nos sentidos Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

“Em acidentes com produtos perigosos e com vazamento, o procedimento é a interdição total da pista e em seguida acionamento do Corpo de Bombeiros. O Núcleo de Emergências Ambientais também é acionado. A empresa transportadora é responsável pela remediação do acidente, já que possui licenças ambientais e seguro para essa atividade”, disse a concessionária em nota. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro viaturas foram deslocadas para o local. Os militares já fizeram o rebatimento do gás emitido pelo combustível derramado e a aplicação de LGE (espuma) nas vias. As guarnições monitoram a carga como medida de prevenção contra incêndios, além da contenção para preservação do meio ambiente. 

 

 

Por conta do acidente, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) emitiu um alerta para que veículos de carga articulados utilizem um desvio pela BR-356/MG-030 ou pela MG-129. 

Leia mais:

Minas vive pico de internações por Covid-19 às vésperas do Natal
Médicos de UTIs fazem apelo à população e preveem piora da pandemia após festas de fim de ano em BH