O Lab Truck Tour chegou nesta segunda-feira (17) em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde fica até o dia 19 de setembro. O projeto da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) explora projetos de eficiência energética para sensibilizar as pessoas da necessidade de inovação e do empreendedorismo tecnológico.

As oficinas são de graça e instrutores do SENAI ensinam práticas da cultura maker e de arduino (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única) em um laboratório itinerante. As inscrições são abertas 20 minutos antes de cada curso. As vagas são limitadas e preenchidas conforme ordem de chegada. Em Contagem, a carreta está na Praça da Jabuticaba.

Dentro do caminhão baú o que mais chama atenção é a impressora 3D. Os visitantes se impressionam com a ideia de pegar um objeto criado no computador e trazê-lo à realidade. “É uma tecnologia de sobreposição de camadas. Um filamento de polímero é aquecido e desce em milhares de camadas bem fininhas que resultam na peça planejada”, diz a analista de projetos Priscila Ferreira.

A meta é que o caminhão passe por oito regiões mineiras com  56 oficinas até o mês de dezembro.

Confira o cronograma:

Contagem (17, 18 e 19 de setembro)

Belo Horizonte (20, 21 e 22 de setembro)

Nova Lima – Jardim Canada (24, 25 e 26 de setembro)

Juiz de Fora (27, 28 e 29 de setembro)

Ouro Preto (22, 23 e 24 de outubro)

Itabira (29, 30 e 31 de outubro)

Uberaba (8, 9 e 10 de novembro)

Betim (19, 20 e 21 de novembro)

Ipatinga (26, 27 e 28 de novembro)

Ribeirão das Neves (3, 4 e 5 de dezembro)