Carro da UFMG vence competição brasileira de eficiência energética

Rosiane Cunha
rmcunha@hojeemdia.com.br
16/10/2018 às 18:19.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:17
 (UFMG/Divulgação)

(UFMG/Divulgação)

Estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conquistaram o primeiro lugar na Shell Eco-Marathon Brasil, uma competição de fomento à pesquisa energética que desafia estudantes a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia. 

A competição foi na quinta-feira (11), no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro. A equipe Milhagem UFMG venceu na categoria bateria, com a marca de 266,5 quilômetros por quilowatt hora. Como prêmio, o grupo recebeu R$ 20 mil em passagens para participar da próxima etapa da competição, que vai ser realizada em abril de 2019, na Califórnia, Estados Unidos.

O carro usado na competição é elétrico e foi projetado e construído pelos alunos da universidade e para o próximo ano, o desafio é ainda maior. “Nós vamos fazer ajustes para melhorar a marca. Tentar trabalhar a redução do peso e melhorar a aerodinâmica para tornar o veículo mais eficiente”, explica o professor Fabrício Pujatti.

Ainda segundo o professor, para se ter uma comparação sobre a performance e economia desse protótipo, ele é capaz de percorrer 700 km com o equivalente a R$ 1,00 pago na conta de luz residencial.

A equipe Milhagem UFMG surgiu em 2005 com o propósito de construir protótipos aerodinâmicos e leves capazes de alcançar consumos reduzidos de combustível por quilometragem. Coordenado pelo professor Fabrício Pujatti, o grupo conta hoje com 27 alunos de graduação em engenharias elétrica, controle e automação, mecânica e produção. A equipe subiu ao pódio em todas as três edições da Shell Eco-Marathon Brasil: foi segundo lugar em 2016, na categoria gasolina, e terceiro lugar em 2017, na categoria bateria elétrica.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por