'Casa de Dona Beja', em Araxá, é novamente protegida da demolição após decisão judicial

Anderson Rocha
arocha@hojeemdia.com.br
14/11/2018 às 17:28.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:50
 (Ministério Público/Divulgação)

(Ministério Público/Divulgação)

O imóvel histórico conhecido como Casa de Dona Beja, personalidade influente que viveu em Araxá, no Sul de Minas,  no século XIX, voltou a contar com proteção judicial contra demolição. A sentença que revogava a proteção do imóvel, permitindo sua destruição, foi suspensa pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A antiga casa de Dona Beja, hoje Pensão Tormin, fica localizada no Centro de Araxá e teve seu valor cultural apontado em diversos documentos e laudos técnicos. No entanto, uma liminar que protegia o casarão e determinava a suspensão da autorização administrativa para demolição do prédio até que, na ação principal, fosse reconhecido o seu efetivo valor cultural, havia sido revogada por uma sentença. 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) então entrou com um recurso junto ao TJMG para que essa sentença fosse suspensa e a proteção restabelecida. No recurso, o MPMG destacou o risco de os réus adotarem medidas visando demolir ou deteriorar o bem, o que ocasionaria danos irreversíveis ao meio ambiente cultural de Araxá.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por