Mais de 25 mil casos de dengue já foram registrados em Belo Horizonte neste ano. Balanço divulgado nesta sexta-feira (26), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), mostra que 6.280 casos da doença já foram confirmados, o que equivale a um aumento de 50% em uma semana, uma vez que no último boletim o número era 4.185. Ainda há 18.894 diagnósticos pendentes e 5.195 já foram investigados e descartados.

A onda de casos de dengue na capital obrigou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) a tomar medidas para atender as vítimas do mosquito Aedes aegypti. Neste sábado (27), além da abertura de sete centros de saúde das 8h às 17h (confira a lista abaixo), a PBH vai inaugurar um Centro de Atendimento para Dengue (CAD). 

A unidade receberá apenas pessoas que estejam com sintomas da doença. Outras duas unidades deverão ser abertas nas regionais Nordeste e Venda Nova. Conforme mostrou o Hoje em Dia na edição desta sexta-feira, cada espaço terá 16 médicos, cinco enfermeiros e oito técnicos de enfermagem.

Conscientização

Apesar da expansão do atendimento e da criação de unidades voltadas para o diagnóstico e tratamento da dengue, na semana que vem um mutirão será realizado na regional Noroeste como forma de mobilizar e conscientizar os estudantes e moradores daqueles bairros. 

Na Escola Estadual Ilacir Pereira de Lima, no Cachoeirinha, uma palestra sobre o mosquito será dada no próximo dia 30. No dia 2, contudo, a comunidade poderá colocar a mão na massa e participar do mutirão ampliado de limpeza. O ponto de encontro será no Centro de Saúde Pindorama. 

Confira os centros de saúde que estarão abertos neste sábado:

Centro de Saúde Tirol – Barreiro
Rua Nélio Cerqueira, 15 – Tirol
Horário: 8 às 17 horas

Centro de Saúde São Paulo  Nordeste
Rua Padre José Alves, 357 – São Paulo
Horário: 8 às 17 horas

Centro de Saúde Carlos Prates Noroeste
Rua Frederico Bracher Júnior, 103 – Carlos Prates
Horário: 8 às 17 horas

Centro de Saúde São Bernardo – Norte
Rua Vasco da Gama, 334 – São Bernardo
Horário: 8 às 17 horas 

Centro de Saúde Vila Imperial Oeste
Rua Guilherme Pinto da Fonseca, 350 – Madre Gertrudes
Horário: 8 às 17 horas

Centro de Saúde Santa Terezinha  Pampulha
Rua Senador Virgílio Távora, 157
Horário: 8 às 17 horas

Centro de Saúde Andradas – Venda Nova
Rua Mariana Amélia de Azevedo, 21 – São João Batista
Horário: 8 às 17 horas