O número de casos confirmados de sarampo em Minas Gerais cresceu 45% em uma semana. Dado divulgado nesta quarta-feira (23) por meio de boletim epidemiológico, publicado semanalmente pela Secretaria de Saúde do Estado (SES-MG), mostra que, desde o começo do ano, 74 casos foram diagnosticados em território mineiro. O relatório publicado na última quarta-feira (15) mostrava que, até então, 51 já haviam sido atestados.

As estatísticas mostram o crescimento da doença. Desde junho deste ano, os casos suspeitos aumentaram e 1.688 notificações, de 229 cidades mineiras, foram recebidas pela pasta. Se comparado ao último boletim, 115 notificações foram feitas a mais nesta semana e outras três cidades entraram na lista dos municípios que registraram o sarampo. 

Há, também, aumento dos casos em investigação. O relatório divulgado nesta quarta-feira diz que 460 ainda estão em análise – no último, 368 estavam sendo estudados. Os dados descartados seguem os mesmos, 1.158.

'Dia D' em Belo Horizonte teve adesão baixa

No último sábado, todos os 152 postos de saúde de Belo Horizonte estavam abertos para o Dia D de vacinação contra o sarampo, mas a adesão de pais, mães e responsáveis pelas crianças de até 5 anos foi pequena. Segundo a prefeitura, a razão era que a cobertura vacinal nesta faixa etária estaria em torno de 90% para as duas doses. O recomendado, segundo o Ministério da Saúde, é 95%.

(Com informações de Bruno Inácio)