Casos de sarampo são confirmados em mais da metade das regiões de Minas

Bruno Inácio
02/10/2019 às 20:29.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:02
 (Carlos Bassan/Fotos Públicas)

(Carlos Bassan/Fotos Públicas)

Mais da metade das regiões de Minas já têm casos de sarampo em 2019. Há confirmações da doença no Triângulo, Zona da Mata, Sul, Centro-Oeste, Noroeste e na área central. O surto que acomete o Estado ganhou contornos maiores no último mês, quando os resultados positivos mais que dobraram, saltando de 13, em 4 de setembro, para 34, ontem. O aumento é de 161%.

Outros 624 registros ainda estão sob investigação – três vezes mais na comparação com um mês atrás. Os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram que a enfermidade não dá trégua. Além disso, muitas pessoas seguem desprotegidas, mesmo diante dos sucessivos alertas das autoridades e médicos sobre a importância da imunização. A cobertura vacinal não passa de 74,1% para a primeira dose e 41,4%, na segunda.

No entanto, os índices podem estar desatualizados, conforme o próprio boletim epidemiológico mostra. Os registros anotados pelas prefeituras no sistema nacional “estão muito abaixo” dos imunizantes distribuídos.

Enfermagem das Faculdades Promove)

Proximidade

Segundo o médico Clóvis da Cunha, um dos diretores da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a proximidade com São Paulo prejudica o controle do sarampo em Minas. “Mais de 95% dos casos do país foram registrados lá. É um estado por onde circulam muitas pessoas de outros lugares”, avaliou.

Belo Horizonte e Uberlândia, no Triângulo, lideram as notificações, com nove pacientes confirmados em cada cidade. Na tentativa de barrar o avanço do vírus, a Coordenadora do Programa de Imunizações da SES, Josianne Gusmão, diz que o governo aposta em duas “grandes” campanhas de vacinação.

“Serão dois meses de campanha intensa das equipes de saúde. De 7 a 25 de outubro, o público-alvo é formado por crianças de seis meses a 5 anos. Em novembro, dos dias 18 a 30, o foco será a população de 20 a 29 anos”, disse. 

Haverá “Dia D”, quando os postos de saúde abrem aos sábados, em duas ocasiões: 19 de outubro e 30 de novembro.

Além disso, a SES diz emitir alertas e construir um plano de contingência. Uma sala de vacinação foi instalada no Aeroporto de Confins e na Cidade Administrativa. A pasta também afirma ter intensificado as ações e manter os estoques de vacina atualizados em todo o território mineiro.Editoria de Arte

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por