O número de casos notificados de pacientes com zika vírus e outras doenças ligadas ao mosquito Aedes aegypit em Minas Gerais disparou nos últimos sete dias. Na última semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que 303 casos estavam sendo investigados no Estado. O último levantamento divulgado nesta terça-feira (1º) aponta que o número passou para 755.

Dengue

Também aumentou muito o número de casos notificados de pacientes com dengue em Minas. Nos últimos sete dias o número dobrou. Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que 62 mil casos estavam sendo investigados no Estado. O último levantamento divulgado nesta terça-feira (1º) aponta que o número saltou para 124.729. Há tendência de maior concentração de casos entre os meses de março e abril.

Em 2016, foram confirmados 13 óbitos por dengue, a maioria dos pacientes apresentavam comorbidades. Os óbitos confirmados ocorreram em Belo Horizonte (quatro mortes), Juiz de Fora (cinco) e nos municípios de Bicas, Divinópolis, Espera Feliz, Patrocínio (um caso em cada município). Outros 38 óbitos suspeitos de dengue estão em investigação.

Febre Chikungunya

Em 2016, nenhum caso de febre chikungunya foi confirmado, mas já foram notificados 413 no Estado. Dessas, 233 foram descartadas e outras 180 estão em investigação.

Gestantes com exantema

Até o dia 29 de fevereiro de 2016 foram confirmados 30 casos de gestantes com doença aguda pelo zika vírus: cinco do município de Sete Lagoas, quatro de Coronel Fabriciano, três em cada um dos municípios: de Belo Horizonte, Montes Claros e Ubá, duas em cada um dos municípios de: Contagem, Governador Valadares, Ipatinga e Juiz de Fora e uma gestante nos municípios de: Ferros, São João Nepomuceno, Pingo D’Água e Uberlândia cada.

Protocolo de Investigação de Microcefalia

Ainda foram notificados 69 casos no protocolo de monitoramento da microcefalia até 29 de fevereiro de 2016.

Entre 2015 e 2016 já foram invstigados 25 casos; 43 descartados para microcefalia relacionada à infecção congênita e uma amostra positiva para vírus zika.