Fiéis celebraram o feriado de Nossa Senhora Aparecida nesta sexta-feira (12) com uma missa presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. A celebração eucarística foi realizada às 10h, no Morro do Cascalho, bairro São Jorge, região Oeste de Belo Horizonte. 

No ato litúrgico, dom Walmor abriu o ano missionário da Arquidiocese de BH. A proposta é intensificar a evangelização nas vilas e favelas da cidade. “O autêntico cristão deve ser missionário, partilhar o dom da fé, principalmente para os que sofrem com a exclusão, com o desamparo, em lugares distantes”, explica o bispo. 

“Ainda existem muitos irmãos e irmãs, de vilas e favelas, que carecem de mais proximidade das nossas comunidades de fé. Precisamos ir ao encontro desses irmãos, organizar mais comunidades nas periferias, permitindo que cada pessoa experimente a alegria de crer. Esse é o grande desafio do Ano Missionário”, acrescentou.

A celebração foi em uma das ruas da comunidade e os religiosos se acomodaram ao redor da imagem da Padroeira do Brasil, que completa 301 anos de aparição aos pescadores em 2018. 

Outras comemorações

As homenagens à Nossa Senhora Aparecida se estenderam também à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em Contagem, na Praça da Cemig, católicos se reuniram durante a manhã para assistir uma missa conduzida por dom Otacílio, bispo auxiliar da arquidiocese. 

O encerramento dos louvores à padroeira também foi marcado para Contagem, com uma celebração no Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Bairro Novo Eldorado. Assim como na parte da manhã, dom Walmor foi o responsável por fechar a festa em honra à santa.