Mais de duas mil pessoas visitaram o canteiro de obras da Catedral Cristo Rei neste domingo (20), dia em que a Igreja Católica celebra a Solenidade de Cristo Rei do Universo e a conclusão do Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco. O levantamento é da Arquidiocese de BH, que espera concluir a obra em 2021, ano do seu centenário.

O complexo tem projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e começou a ser construído em 2013, no bairro Juliana, na Região Norte de Belo Horizonte. Na época, foi feita a terraplanagem do terreno. Em seguida, foram erguidos os três pavimentos do setor que receberá a "Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida", lugar que ficará aberto 24h, para amparar as pessoas carentes. Esse setor foi concluído este ano, com a pavimentação da primeira parte da Praça das Famílias. 

Segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, em 2017, os trabalhos vão se concentrar na construção do templo da Catedral, com seus dois pilares que formam uma escultura de 100m de altura. A catedral vai ter três pavimentos e capacidade para 20 mil pessoas. A obra foi orçada em um valor total de R$ 100 milhões.  

Neste domingo, durante a missa, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo ressaltou a necessidade de se avançar nos trabalhos de edificação da Catedral Cristo Rei, para que se tenha um lugar mais amplo e assim seja possível acolher cada vez mais pessoas. Mais de 400 pessoas, segundo os organizadores, acompanharam a celebração realizada na Tenda Cristo Rei, que foi contruída no canteiro de obras.

Dom Walmor
Dom Walmor celebrou missa na Tenda Cristo Rei, construída no canteiro de obras

Dom Walmor atribuiu ainda os significativos avanços nos trabalhos de edificação da Catedral aos gestos solidários de muitas pessoas, em especial ao apoio de todos os que participam do Projeto Praça das Famílias. As doações reunidas no Projeto, segundo ele, são totalmente investidas nas obras da Catedral. "É o povo bom, simples e de coração aberto que colabora. Eu tenho certeza que estamos onde estamos por causa desse povo", concluiu.

Leia mais:
Catedral de BH arrecada 20% dos R$ 100 milhões precisos para construção