A Estação Central da CBTU-BH recebe, nesta terça-feira (9), uma divertida mobilização contra o câncer de mama - a intervenção artística "Cléo e Opatra na Prevenção ao Câncer de Mama". Idealizada pelo Grupo Confesso e inspirada na rainha egípcia Cleópatra, ação serve de alerta contra o culto exagerado à beleza, que prejudica a saúde integral do corpo. 

Para sensibilizar os usuários do metrô quanto à importância da prevenção, atores caracterizados de Cleópatra embarcam nos trens, entre 9h e 11h, lembrando a população que beleza é, antes de tudo, algo a ser cultivado de dentro para fora.

De acordo com o produtor do evento Guilherme Colina, cofundador do Grupo Confesso, o cuidado com a beleza é muito comum na cultura ocidental, mas muitas vezes, um exagero impede que a mulher preste atenção em sua saúde. "Sensibilizar as pessoas para esta temática é fundamental e falar disso em um lugar como o metrô é efetivo porque proporciona amplo alcance. Ações como essas nos permitem despertar a consciência das pessoas".

Entre os hábitos da rainha egípicia destacavam-se sua preocupação com o luxo da corte e sua vaidade com o próprio corpo. Cleópatra é conhecida por enfeitar-se com joias de ouro e pedras preciosas, como diamantes, esmeraldas, safiras e rubis, por isso a escolha da personagem para falar sobre o tema.

O Brasil está entre os campeões em cirurgias plásticas e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, o câncer de mama também figura entre as doenças mais comuns no país, contabilizando cerca de 58 mil novos casos por ano.