A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) informou, nesta sexta-feira (16), que irá doar 90 capacetes que reduzem internações de pessoas contaminadas pela Covid-19, os chamados Elmos, para hospitais públicos e filantrópicos da capital e para as prefeituras de BH e Nova Lima, na Grande BH.

De acordo com a entidade, seis hospitais de BH receberão 10 unidades cada e 20 dispotivos serão doados para a prefeitura. Outros 10 capacetes irão para Nova Lima, na região metropolitana, cidade cujo comércio também é representado pela CDL. Veja abaixo:

  • Hospital Mário Penna: 10 unidades;
  • Santa Casa BH: 10 unidades;
  • Hospital São Lucas: 10 unidades;
  • Hospital Evangélico: 10 unidades;
  • Hospital da Baleia: 10 unidades;
  • Hospital São Francisco: 10 unidades;
  • Prefeitura de Belo Horizonte: 20 unidades;
  • Prefeitura de Nova Lima: 10 unidades.

Os itens, segundo a CDL, serão entregues na próxima segunda-feira (19), às 10h30, na sede da entidade (avenida João Pinheiro, 495, BH). 

Elmos

De acordo com a CDL, os Elmos são dispotivos que oferecem suporte ventilatório não invasivo capaz de manter uma pressão positiva nas vias aéreas, com oferta de alto fluxo de oxigênio e ar medicinal. Com isso, reduzem o esforço respiratório do paciente.

 

Elmo

Item foi utilizado pela primeira vez na crise de oxigênio em Manaus (AM)

"Sem dúvida alguma o equipamento vai salvar muitas vidas e auxiliar bastante no trabalho dos profissionais de saúde", informou Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH. No Brasil, o Elmo foi criado por pesquisadores do Ceará e foi utilizado pela primeira vez na crise de Manaus, que ocorreu em janeiro deste ano. 

"Já está comprovado que o uso do equipamento diminui em até 60% a intubação de pacientes de Covid-19, reduzindo a ocupação de leitos de UTI para o tratamento da doença. Além disso, o Elmo pode ser esterilizado e reutilizado em outros pacientes, além de aumentar a segurança dos profissionais de saúde, já que, por ser vedado, não permite a proliferação de partículas de vírus", informou a CDL, em nota.

Leia mais:
Quase mil cidades temem falta de remédios do kit intubação, diz pesquisa
Procedimentos para instalação da CPI serão divulgados na segunda
Secretaria de Segurança anuncia concurso para nível médio com 211 vagas e salário de R$ 1.750