A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) irá convidar e avaliar os veículos e equipamentos de segurança de motociclistas da capital mineira nesta terça-feira. A ação, que faz parte da campanha educativa “Ande Seguro”, será realizada, entre 10h e 12h30, em frente à sede da Entidade (avenida João Pinheiro, 495, bairro Funcionários).
 
Segundo o diretor da Câmara Setorial Duas Rodas da CDL, Milton Furtado, durante a parada, itens como ano de fabricação, capacetes, calçados, freios, pneus, rodas e condições gerais das motocicletas serão avaliadas. "O objetivo é conscientizar os motociclistas sobre a importância de se manter o veículo sempre em bom estado e com as revisões em dia, e de que o uso de equipamentos de segurança de boa qualidade é essencial", afirmou. Além disso, os motociclistas receberão panfletos informativos, orientações sobre segurança, kit lanche e brindes.
 
A campanha terá a duração de três meses, e durante esse período haverá abordagens educativas em pontos estratégicos de Belo Horizonte e em regiões com alto índice de acidentes detectados pela BHTrans e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). As paradas serão realizadas todas as terças e quintas-feiras de 10h às 12h.   O objetivo é atender cerca de seis mil motociclistas.
 
Durante a campanha "Ande Seguro" em 2014, foi constatado que 40,4% das motocicletas que circulavam em Belo Horizonte e na região metropolitana estavam em condições inapropriadas para o uso e 38,7% estavam com equipamentos de segurança inadequados. A pesquisa, realizada no período de 26 de agosto e 02 de outubro de 2014, abordou 224 motociclistas da capital mineira.