O Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia (Infortec) do Cefet-MG está ofertando um curso de português como língua de acolhimento para imigrantes, refugiados e portadores de visto humanitário. Gratuita, a capacitação será iniciada em 6 de agosto. As aulas, sempre aos sábados, terminam em 26 de novembro.

O curso será realizado no campus I da escola, no bairro Nova Suíça, região Oeste da capital mineira. As aulas de língua portuguesa, produção social, cultura e sociedade serão ministradas por bolsistas do curso de letras, alunos de pós-graduação em estudos de linguagens e professores do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia. Eles serão acompanhados por especialistas da área de português. “O objetivo é contribuir para a qualificação profissional e para a inserção social dos participantes, já que a falta de domínio da língua e da cultura local são obstáculos para essa inserção”, explica o secretário de Relações Internacionais do Cefet-MG, professor Jerônimo Coura Sobrinho.

Serão oferecidas 20 vagas nessa primeira turma. As inscrições são on-line e é necessário que o candidato informe o número da Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE) entre outros dados pessoais. A capacitação é uma realização conjunta da Secretaria de Relações Internacionais e a Diretoria de Graduação, com apoio da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário.

Inscrições pelo formulário: https://goo.gl/hYpH7H