Mesmo com a data oficial do horário de verão definida para 4 de novembro, mais uma vez clientes de operadoras de telefonia foram "vítimas" do relógio na madrugada deste domingo (21). No Twitter, usuários brincam e chamam a mudança indevida de "fake news"'. Essa é a segunda vez em uma semana que o horário alterou automaticamente. Na última segunda-feira (15), no entanto, os donos de iPhone e com serviços da Tim foram os afetados. 

Já neste domingo, em relatos, os consumidores de aparelhos com sistemas operacionais Android e iOS, das operadoras Vivo, Claro e Tim, contam que o relógio mudou após 23h59, saltando, em seguida, para 1h. Essa seria uma configuração automática das operadoras. A mudança, manual, pode ser feita nas configurações dos aparelhos.

Data oficial

Mesmo com pedidos do Ministério da Educação (MEC) em alterar a data oficial do horário de verão para não prejudicar os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o presidente Michel Temer decidiu na segunda-feira (15) que os relógios serão adiantados no dia 4 de novembro, data da prova. No entanto, o governo foi pressionado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa as maiores empresas aéreas do país. Entidade alegou que cerca de 42 mil voos poderiam ser afetados com a alteração. 

Internet não perdoa

Usuários do Twitter, grandes produtores de memes, já brincam com a situação. Confira a repercussão: