O público em Belo Horizonte vai conhecer nas próximas horas a iluminação de natal da Praça da Liberdade, na Zona Sul da cidade. Mas, para quem passou pelo lugar na noite desta quarta-feira (2) pôde conferir uma prévia do que será inaugurado nesta quinta (3). Pouco depois das 19 horas, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realizou testes de iluminação no local.

Neste ano, a decoração terá mais leveza e com a predominância da cor branca em toda a extensão da Praça da Liberdade. Além do mais, as figuras decorativas vão destacar uma das principais características da história mineira, o barroco.

O Natal de Minas, deste ano, contará ainda com uma estrutura especialmente montada para ampliar a experiência do público, com conforto e organização, na própria Praça da Liberdade e também nas escadarias dos edifícios históricos e no interior dos centros de cultura, graças à parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e o Circuito Liberdade, tendo ainda o apoio da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Belo Horizonte.

De acordo com Nathália Dornellas, analista de comunicação da Cemig, uma das grandes inovações do Natal de Minas deste ano será a projeção mapeada na fachada do Palácio da Liberdade, que terá duas sessões de 10 minutos, às 20h30 e 21h30, de 3 a 24 de dezembro.

Durante todo o período da iluminação, que vai de 3 de dezembro a 6 de janeiro, o Circuito Liberdade vai oferecer diversas atrações para o público. Uma variedade de concertos, corais, exposições, shows, espetáculos teatrais e oficinas. Os eventos acontecerão na própria Praça da Liberdade e também nas escadarias dos edifícios históricos ou no interior dos centros de cultura. (Confira a programação no release anexo e no site www.circuitoculturalliberdade.com.br)

 

iluminação praça da liberdade natal 2015

Testes da iluminação da Praça da Liberdade. Foto: Frederico Haikal

 

História

O Natal de Minas, projeto de iluminação da Cemig logradouros públicos no final do ano, teve início em 1987 com a decoração da Praça da Liberdade e do Palácio da Liberdade.

A decoração na Praça da Liberdade é concebida de modo que os arranjos possam ser contemplados tanto durante o dia quanto à noite e permite que o público aprecie o clima natalino com o necessário respeito ao patrimônio.

Outros locais da capital, como a sede da Cemig e a Avenida Barbacena, a Cidade Administrativa, o Palácio da Justiça na Avenida Afonso Pena, o Palácio das Mangabeiras, o Ministério Público e o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região também vão receber a iluminação de natal da Cemig.

A população pode conferir a iluminação da Praça da Liberdade e dos outros locais até o dia 6 de janeiro.

Números

Mais de 600 mil micro lâmpadas, além de 8 mil metros de mangueiras luminosas e 3 mil lâmpadas “strobo”, estarão espalhadas por todos esses pontos importantes da capital, sendo que só na Praça da Liberdade serão instaladas mais de 400 mil micro lâmpadas, mil lâmpadas strobos e 530 enfeites, como estrelas, globos e holofotes. O local ainda vai ser decorado com alguns dos tradicionais símbolos do Natal, como, por exemplo, o presépio e a árvore de natal luminosa.

 

iluminação praça da liberdade natal 2015

Testes da iluminação da Praça da Liberdade. Foto: Frederico Haikal