Cenipa vai a Tumiritinga investigar acidente de avião que matou prefeito

Ana Lúcia Gonçalves - Hoje em Dia
15/07/2015 às 12:43.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:55
 (Polícia Militar/Divulgação)

(Polícia Militar/Divulgação)

Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) chega nesta quarta-feira (15) à Tumiritinga, no Vale do Rio Doce, para investigar as causas do acidente que vitimou o prefeito de Central de Minas, Genil Mata Cruz (PP), de 36 anos, e um funcionário. A aeronave caiu na tarde de terça-feira (14) em uma fazenda que seria do prefeito e está ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Há informações de que a aeronave possa ter sido abatida.

A equipe é formada por técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), órgão vinculado ao Cenipa, e saiu do Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira (15). De acordo com a assessoria do órgão em Brasília, os investigadores chegarão à tarde, de avião, no aeroporto de Governador Valadares, no Leste do Estado, de onde partirão de carro para a área do acidente. A previsão é que deixem Valadares por volta das 16h30.

Uma equipe da Polícia Civil de Conselheiro Pena esteve no local da queda e acompanhará os oficiais do Cenipa. Há relatos, ainda não confirmados, de que o prefixo de identificação da aeronave (PU-OVC) estava coberto. A outra vítima do acidente é Douglas Silva, de 25 anos, funcionário do hangar de Genil. A assessoria da Polícia Civil em Governador Valadares informou que foi coletado material genético das vítimas e seus familiares para exames de DNA.

Segundo o vice-prefeito de Central de Minas, Enéias Gonçalves Mendes (PSC), Genil estava em seu primeiro mandato, era casado e deixa um casal de filhos. Os corpos estão no Posto de Perícia Integrada (PPI) em Governador Valadares e seguirão para Central de Minas na tarde desta quarta-feira (15). Os sepultamentos estão previstos para as 10 horas desta quinta-feira (16). Por causa das mortes foi decretado luto oficial de sete dias e feriado municipal hoje(15) e amanhã até ao meio dia.

“A cidade está muito chocada. A população está incrédula, consternada”, disse Mendes, que alegou não saber se a fazenda onde o avião caiu pertence a Genil. Ele preferiu não comentar sobre as informações iniciais veiculadas na internet de que a aeronave teria sido abatida pelos sem-terra. “Não estava na cidade. Não sei nada do que aconteceu. Só essa tragédia”, avisou. Não há data prevista  para a posse de Mendes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por