O abastecimento de água de 35 bairros de Belo Horizonte e outros 9 de Nova Lima, na Grande BH, está interrompido emergencialmente, neste sábado (12), e deve ser normalizado na madrugada deste domingo (13).

Por essa razão, a Copasa recomenda que os moradores economizem água. Veja a lista de bairros abaixo.

Belo Horizonte:
Acaba Mundo, Anchieta, Barroca, Belvedere, Carmo, Centro, Cidade Jardim, Coracao de Jesus, Cruzeiro, Das Mansões, Estoril, Grajau, Gutierrez, Lourdes, Luxemburgo, Mangabeiras, Marcola, Morro do Papagaio, Nossa Senhora da Conceicão, Nova Granada, Novo São Lucas, Olhos D’Água, Providencia, Santa Efigênia, Santa Lucia, Santana do Cafezal, Santo Antônio, São Bento, São Lucas, São Pedro, Serra, Sion, Vila Fazendinha, Vila Nossa Senhora de Fatima e Vila Paris.

Nova Lima:
Jardim da Torre, Jardim das Mangabeiras, Jardinaves, Piemonte, Vale do Sereno, Vale dos Cristais, Vila da Serra, Vila Del Rey e Village Terrasse.

De acordo com a companhia, a interrupção do abastecimento foi causada pelo rompimento da rede adutora de água bruta da captação Fechos, que é responsável por 70% da produção de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Redondo.

O problema ocorreu na última quinta-feira (10), segundo a empresa, devido às chuvas, que deterioraram as tubulações. Equipes da companhia iniciaram as obras de reparo, mas, conforme a Copasa, há dificuldade de acesso no local.

Dessa forma, os serviços devem ser concluídos até o fim deste sábado, com normalização do abastecimento na madrugada de domingo.

A empresa ainda informou que está fazendo o enchimento dos principais reservatórios de água tratada por meio de caminhões-pipa, como forma de minimizar o impacto.

Economize água

Algumas medidas, recomendadas pela empresa, devem ser seguidas pela população no uso consciente e responsável da água. Veja:

  • Não lavar o passeio com mangueira, em vez disso, usar a vassoura;
  • Molhar plantas com regador e não com a mangueira;
  • Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
  • Na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos;
  • Reutilizar a água da máquina de lavar.

"São atitudes fáceis no dia a dia que contribuem muito para o bem-estar de toda a população", informou a Copasa.