O Centro de Controle Pandêmico e de Sontomas no Sistema de Educação de Betim (CCPSSE), na Grande BH, vai entrar em funcionamento a partir da próxima segunda-feira (23). A ideia é fazer uma força-tarefa para diagnóstico precoce da Covid-19 entre os trabalhadores do setor, visando ao retorno do ensino presencial.

De acordo com a prefeitura, os servidores que manifestarem sintomas gripais serão acompanhados de perto. O centro será responsável por realizar consultas médicas e fazer exames em domicídio, além de monitorar os protocolos sanitários das escolas. 

Para solicitar os serviços, os trabalhadores da Educação podem entrar em contato com o Centro por telefone ou aplicativo de mensagens, pelo número (31) 3593-1900. A portaria referente aos protocolos está disponível aqui

Já a orientação para os servidores municipais de outras áreas, em caso de sintomas gripais, é procurar imediatamente os serviços de saúde e encaminhar o atestado médico à chefia. Caso o atestado tenha prazo de afastamento, o funcionário deverá comprovar em até três dias a realização de exame para a detecção da Covid-19 (PCR ou sorológico) e, conforme o resultado, se afastar temporariamente ou não das funções. 

Leia mais: 

Mais 825.190 doses de vacinas contra a Covid-19 chegam a Minas nesta sexta
Coquetel da AstraZeneca pode reduzir risco de casos sintomáticos da Covid-19 em 77%, aponta estudo
Ministério da Saúde credencia centros de enfrentamento da Covid-19