Todos os postos de Saúde de Belo Horizonte vão ter o horário estendido em uma hora, a partir da próxima segunda-feira (11), com jornada diária de 12 horas diárias.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o objetivo é fortalecer a rede SUS-BH e ampliar a assistência na atenção primária, além de reforçar os cuidados da enfermagem e atuação das equipes de Saúde da Família. O atendimento será realizado das 7h às 19h ou 6h30 às 18h30, dependendo da localização da unidade e das necessidades dos usuários de cada região. "Nós esperamos que a população consiga acessar melhor o serviço, indo ou voltado do trabalho", explicou o gerente da Atenção Primária à Saude, Fabiano Gonçalves. 

Ainda conforme Gonçalves, um dos alvos dessa mudança é o público masculino, que se queixa dos horários quando precisam de um atendimento médico. "Nós voltamos ao modelo que já foi aplicado no passado, há três, quatro anos e estamos retomando esse horário de 12 horas". 

Ainda conforme a SES, houve um investimento na contratação de 828 profissionais, sendo 681 enfermeiros, técnicos de enfermagem e de farmácia e 147 auxiliares administrativos. "Todas as equipes estão completas e por isso não houve a necessidade de contratação de médicos, já os enfermeiros vão reforçar o setor de vacina, por exemplo. Mas se amanhã um médico deixar uma equipe a gente contrata outro imediatamente para o lugar", disse o gerente.

Centro de Saúde

Setores de vacina e farmácia também vão abrir mais cedo.