Um milhão de crianças devem receber a vacina contra a poliomielite e o sarampo, em Minas Gerais, durante a nova Campanha Nacional de Vacinação, que começa na próxima segunda-feira (6) e termina no dia 31 de agosto.  A estimativa é do Ministério da Saúde.

Devem ser vacinadas todas as crianças a partir de um ano até cinco anos de idade. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e conter o sarampo, doenças consideradas erradicadas no país.

Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Segundo o Ministério da Saúde, nos estados que registraram casos de sarampo, a vacinação foi antecipada como medida de bloqueio para interromper a circulação do vírus.

As doenças 

O Brasil recebeu, em 2016, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, e atualmente empreende esforços para manter o certificado, principalmente por meio do fortalecimento da vigilância epidemiológica, da rede laboratorial e de estratégias de imunização.

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: em Roraima e no Amazonas. Além disso, alguns casos isolados foram identificados nos estados de Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Pará (2), Rondônia (1) e São Paulo (1).

O reaparecimento da doença está relacionado às baixas coberturas e a presença de venezuelanos no país, comprovado pelo genótipo do vírus (D8) identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela. Até o dia 17 de julho, foram confirmados 822 casos de sarampo no Amazonas e em Roraima.

Em relação à poliomielite, o Brasil está livre desde 1990. Em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem.

* Fonte: Ministério da Saúde

Leia mais:
Saúde quer vacinar 11 milhões de crianças contra sarampo e pólio
Sobe para 64 o número de mortes por causa da gripe em Minas neste ano