Para esclarecer dúvidas sobre como abrir o próprio negócio, gerir vendas e dar a oportunidade de mostrar as práticas administrativas e técnicas de departamento pessoal, as Faculdades Promove e Kennedy realizarão, a partir de 1º de fevereiro, capacitações voltadas à administração. Os minicursos são gratuitos e ocorrerão na unidade Prado, região Oeste de Belo Horizonte. Serão emitidos certificados de participação com a carga horária específica de cada qualificação.

O candidato poderá se inscrever para participar, presencialmente, dos cursos de "Práticas administrativas", "Marketing Pessoal", "Técnicas de departamento pessoal", "Empreendedorismo: como abrir seu próprio negócio" e "Gestão de vendas e relacionamento com os clientes". As vagas são limitadas.

De acordo com a professora Erika Queiroga, que também é consultora estratégica, as capacitações fazem diferença nos dias atuais e é uma oportunidade de as pessoas acrescentarem uma formação no currículo.

Ela adiantou o que os alunos poderão esperar nas oficinas que serão feitas no começo do próximo mês, como marketing pessoal e práticas administrativas. "Em ambos os cursos teremos abordagem teórica. Em marketing pessoal, vamos falar sobre marcas e trabalhar as competências para que o profissional consiga atingir objetivos e aumentar a renda", explica Erika.

De acordo com a docente, os participantes criarão um planejamento de marketing para utilizarem fora da sala de aula. “Só colocar em prática”. 

Vivência

Já em práticas administrativas, a consultora aponta que a vivência será fator preponderante para o aprendizado. "Vamos ter noção do que é trabalhar nessa área administrativa de forma mais prática também. Falaremos sobre estratégias, como estão os cenários internos, dentro das empresas, e externos, fora delas", pontua.

As duas atividades ocorrerão simultaneamente em 1º e 2 de fevereiro. Na sexta-feira, as aulas serão das 19h às 22h. No sábado, de 9h às 12h.

Departamento pessoal

Rotinas de admissão, folha de pagamento, férias e 13º salário são algumas das temáticas abordadas no minicurso de técnicas de departamento pessoal. 

O responsável pelas aulas, professor Ivaney Borges, também especialista em gestão estratégica de pessoas, explica que o objetivo da capacitação é demonstrar quais são as atividades desenvolvidas dentro de um DP. "Como a carga horária é curta, vou abordar com os alunos as rotinas comuns dentro do setor", explica. 

A capacitação será feita em 1º e 7 de fevereiro, de 19h às 22h.

Relacionamento

Luciana Souza do Espírito Santo, professora dos cursos de administração e gestão da Faculdades Promove, dará uma aula sobre gestão de vendas e relacionamento com os clientes no dia 7, de 19h às 22h. "Assim como os outros cursos, essa é uma oportunidade de mostrar possibilidades de trabalho", afirma a docente.

"Vou colocar algumas técnicas de vendas, simulações práticas e falar da importância do relacionamento com o cliente, pois precisamos entendê-lo e tentar mantê-lo próximo", explica Luciana, afirmando que existe diferenças entre vender um produto e vender um serviço. 

Segundo ela, para participar da oficina não precisa ter conhecimento prévio e todo mundo é bem-vindo para observar possibilidades de atuações profissionais.

Nos dias 1º e 7, o professor dos cursos de administração e administração da Faculdades Promove Fernando Custódio também dará uma oficina sobre como abrir o próprio negócio e noções de empreendedorismo. “A abordagem será dentro do mercado atual, com as dificuldades, a concorrência e também com as oportunidades de como identificar e tornar um negócio lucrativo", comenta. De acordo com ele, não é preciso ter conhecimento prévio. 

Minicursos

Os minicursos que ocorrerão na Faculdades Promove, no Prado, fazem parte de uma ação conjunta com a Faculdades Kennedy. O grupo realizará, de 19 de janeiro a 7 de fevereiro, 11 capacitações gratuitas. As aulas serão ministradas por profissionais qualificados, que atuam nas áreas relacionadas aos temas.

"Os cursos serão gratuitos, mas de alta qualidade", frisa a gestora do projeto, Gleyzi Gomes, que também é professora do grupo. De acordo com a docente, os estudantes que concluírem as atividades receberão certificados, especificando as referidas cargas horárias.

Matrículas

Os cursos são destinados ao público externo da faculdade, uma vez que o objetivo é proporcionar a capacitação a pessoas que estão fora do meio acadêmico. Vagas para alunos da faculdade são limitadas. Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário on-line com dados pessoais, como data de nascimento, e-mail e telefone.

É preciso ter o ensino médio completo. Apenas os interessados na capacitação “assistência de enfermagem ao paciente com lesões cutâneas” devem ter conhecimento prévio, como um curso de técnico.