Chuva acima da média faz nível de reservatórios subir na Grande BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
20/12/2016 às 18:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:09
 (Acervo Copasa – MG)

(Acervo Copasa – MG)

Não é segredo para os moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana que os temporais e as fortes chuvas das últimas semanas têm provocado danos terríveis para a região. Dos alagamentos aos desmoramentos, a população tem passado por dias de apreensão e medo. Mas se existe um fator positivo em toda essa história, é o aumento do volume de água nos reservatórios que abastecem a Grande BH. Segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), apenas no Sistema Paraopeba, que tem três reservatórios, o nivel de água alcançado é o maior em dois anos e meio.

Formado pelas represas de Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul, o Sistema Paraopeba alcançou o nível de 60% de água armazenada em dezembro de 2016. A mesma situação foi vista pela última vez em junho de 2014. Em dezembro do ano passado, o sistema estava com pouco mais de 20%. 

Outra notícia animadora para a região é quanto a vazão do Rio das Velhas, responsável por parte do abastecimento da Grande BH. Normalmente, as vazões registradas no rio não ultrapassam os 10 metros cúbicos por segundo. Em dezembro deste ano, 221 metros cúbicos por segundo foram registrados na captação.   

As chuvas trazem certo alívio para os especialistas em recursos hídricos. Embora, segundo eles, apenas um forte trabalho de recuperação pode garantir a sobrevivência dos mananciais, ter um nível de volume maior e em crescimento ajuda em muito na garantia do abastecimento da Grande BH.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por