A chuva que atingiu Belo Horizonte na madrugada deste sábado interditou vias e causou estragos em Venda Nova e na região Norte. Carros foram arrastados e imóveis voltaram a ser invadidos pela água. Moradores entraram em pânico e a avenida Vilarinho, com histórico de alagamentos acompanhados de mortes, foi interditada.

Moradores dizem ter sido surpreendidos. "Estávamos dormindo e nem imaginávamos que isso iria acontecer. Era por volta de 1h da manhã. Corremos para colocar as placas que impedem a passagem da água da rua para dentro do terreno, mas já não dava tempo. Alagou tudo", relatou Rafaela Araújo, de 30 anos, que mora numa rua nas imediações da Vilarinho.

Além dela, na casa também estavam a irmã, a mãe e a sobrinha, de 8. A criança, em pânico, teve que ser levada às pressas para a casa dos pais, no bairro São João Batista, também em Venda Nova.

A família passou a madrugada inteira limpando a casa. "E ainda tem muito o que fazer. Estragou muita coisa", contou Rafaela.

"A Vilarinho nunca encheu tanto. Aqui, a água chegou no teto da loja e da garagem da minha casa. É muito triste tudo isso", disse outra moradora, Joelma Silva Gomes.

O complexo da estação Vilarinho foi alagado e, nesta manhã, interditado para limpeza. Imagens divulgadas pela BHTrans mostram catracas cobertas por lama. O barro molhado também tomou conta das pistas para ônibus. 

A Defesa Civil recebeu, até às 8h deste sábado, 27 solicitações para vistorias de alagamentos (10 ocorrências); enchentes (três registros); queda de muro; (duas ocorrências) abatimento de piso (um registo); risco de deslizamento de encosta (um registro) e risco de queda de muro (uma ocorrência).

O órgão informou que o sábado em Belo Horizonte será de céu encoberto com pancadas de chuva ao longo do dia, possíveis trovoadas e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima  nesta madrugada chegou a 18 °C. Ao longo do dia, a máxima será de 25 °C.

Confira o acumulado de chuvas nas últimas 24 horas,, segundo balanço da Defesa Civil de BH.
 Barreiro: 61,5 mm
Centro Sul: 75,4 mm
Leste: 96 mm
Nordeste: 100 mm
Noroeste: 86,2 mm
Norte: 105,6 mm
Oeste: 80,2 mm
Pampulha: 108,0 mm
Venda Nova: 141,4 mm