Chuva de granizo em agosto é a primeira registrada pelo Inmet em cerca de 105 anos

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
07/08/2018 às 16:03.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:48
 (Juliana Rodrigues/Divulgação)

(Juliana Rodrigues/Divulgação)

A chuva de granizo dessa segunda-feira (6) é a primeira registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Belo Horizonte, em cerca de 105 anos, época em que começaram as medições. "Temos registro de ocorrências de granizo somente em setembro e outubro, mas agosto foi a primeira vez", afirmou o meteorologista do Inmet, Cléber Souza.

O fenômeno acontece quando uma massa de ar frio se encontra com uma massa de ar quente, formando uma nuvem caracterizada pela alta instabilidade, trovões, relâmpagos e ventanias. No caso de Belo Horizonte, Souza explicou que a cidade estava sob influência de uma massa de ar seco quente, além do fato das grandes cidades terem ilhas de calor.

Mas segundo Cléber Souza, não deve chover granizo entre esta terça e quarta. "A ocorrência sempre se dá somente no momento do encontro e a massa de ar frio passa rápido. Ela já chegou, já houve a chuva e agora já passou. Eu, pelo menos, nunca vi registro de chuvas de granizo em dois dias seguidos", contou.

Quanto à ocorrência de chuva, a previsão é que ela aconteça, pelo menos, até a próxima quinta-feira (9). "Depois de quinta, está prevista a chegada de uma massa de ar frio, que vai derrubar as temperaturas à noite. As tardes vão continuar com temperaturas amenas, mas vamos sentir o friozinho típico do inverno com mais intensidade", explicou.

Danos

A chuva de granizo atingiu diversas regiões de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. A pedras de gelo danificaram carros, janelas e telhados. Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, média climatológica para agosto é de 14,8 milímetros, ou seja, chove 14,8 litros em um metro quadrado. Nos primeiros sete dias de agosto de 2018, entretanto, já choveu mais do que a média para o mês em todas as regionais. 

Somente no temporal de segunda-feira, a chuva que durou cerca de 30 minutos, segundo o órgão municipal, registrou precipitação de 20 milímetros na Pampulha. O Barreiro e a região Oeste também registraram altos índices de precipitação em agosto deste ano. (Com Daniele Franco)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por