Com o temporal desta quarta-feira (6), o acumulado de chuva em Belo Horizonte durante maio aumentou para 87,3 mm. O total nos nos primeiros sete dias deste mês está três vezes acima da média histórica para maio. A média normal de precipitação é de aproximadamente 28 mm no período, conforme o Climatempo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
 
A medição considera a chuva acumulada na região central da capital mineira, onde o Instituto Nacional de Meteorologia faz registros meteorológicos diariamente há mais de 100 anos. Historicamente, maio é considerado um mês sem chuva em Belo Horizonte. 
 
Entre 9h desta quarta, e 9h desta quinta (7), choveu 41,7 mm, que correspondem ao terceiro maior volume de chuva, em 24 horas, do ano de 2015. A chuva foi quase toda concentrada entre 16h e 18 horas da quarta-feira.
 
A previsão é de que a umidade diminua nos próximos dias e o sol fique forte no fim de semana. Não há previsão de chuva até o domingo, mas esta sexta-feira ainda será com muitas nuvens. Porém, novas áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sudeste durante o domingo e deve voltar a chover sobre Belo Horizonte na segunda-feira.