Chuva forte provoca alagamentos, queda de muros e ameaça casas em BH

Tatiana Moraes, Rosildo Mendes e Gledson Leão - Hoje em Dia
07/12/2013 às 18:19.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:38
 (Gledson Leão/Hoje em Dia)

(Gledson Leão/Hoje em Dia)

Moradores de uma área invadida às margens do córrego do Onça, no bairro Novo Arão Reis, região Nordeste de Belo Horizonte, vivem momentos de medo e apreensão no fim da tarde deste sábado.

Isso por conta do aumento do nível do curso d'água em decorrência da chuva forte que cai sobre a capital mineira nas últimas horas. Cerca de 100 famílias vivem no local, já vistoriado pela Coordenadoria de Defesa Civil de BH (Comdec) e apontado como área de risco.

Mesmo com o alerta, os moradores preferiram encarar o perigo e permanecer em suas casas. Todos os dias de chuva montavam um esquema de monitoramento do nível do córrego.

O problema na região aumentou nos últimos meses depois que famílias invadiram uma área às margens do córrego que sempre alagava no perído chuvoso em BH. Sem moradia, decidiram viver com o medo das chuvas.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

Os moradores, no início da noite, aguardavam a chegada da Comdec para serem direcionados a algum abrigo da prefeitura, uma vez que várias casas já foram invadidas pelas águas do córrego, e o nível continua subindo devido à força da chuva constante.

Do outro lado da cidade, no bairro Nova Suíça, região Oeste da Capital, entre as ruas Ubari e Virgolândia, pessoas estão ilhadas dentro de um ônibus. No mesmo local, alguns veículos estão submersos.

O temporal que assola Belo Horizonte também derrubou o muro de um prédio da construtora MRV em cima de sete carros estacionados em frente à lanchonete MC Donalds, destruindo por completo os veículos. Uma adolescente de 16 anos, que estava dentro do Gol, de placa GZK 4367, ficou presa nas ferragens. Sentindo  fortes dores pelo corpo, ela foi encaminhada pelos Bombeiros ao Hospital de Pronto-Socorro João XXVIII, mas não corre risco de morte. O carro precisou ser serrado para que a jovem fosse resgatada.

A lanchonete Mc Donald's, recém-inaugurada, fica na esquina da rua Miguel Pereira com avenida Presidente Tancredo Neves, no bairro Castelo, região da Pampulha.

Segundo informações obtidas no local, a síndica do prédio já havia alertado aos responsáveis pela obra da lanchonete sobre abalos na estrutura do edifício, que possui 144 apartamentos e é habitado por 80 famílias. A garagem do prédio e o Mc Donald's foram isolados pela Comdec, que está no local.

Também na avenida Tancredo Neves, no bairro Paquetá, carros foram arrastados pela enxurrada.

No Anel Rodoviário, altura da PUC Minas, no sentido Vitória, um alagamento de aproximadamente 40 centímetros fez com que um ônibus da linha 4380 interrompesse a viagem. Sem ter como sair, os passageiros aguardam os bombeiros.

 

Atualizada às 19h31

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por