
Fortes chuvas de granizo atingiram o Alto Paranaíba, em Minas Gerais, no último sábado (25). Imagens produzidas em diferentes pontos da região registraram grandes extensões de estradas e plantações cobertas por gelo.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação pode se repetir nos próximos dias, já que o Alto Paranaíba está incluído na faixa territorial sob alerta. Entre os riscos potenciais estão o corte do abastecimento elétrico, estragos em plantações e alagamentos, todos listados como situações de baixa probabilidade.
— INMET (@inmet_) September 26, 2021⛈️#Tempestade: Previsão de #chuva (entre 20 e 50 mm/h), #ventos intensos e possível queda de #granizo em áreas de Minas Gerais e Goiás entre hoje (26) e amanhã (27).
⚠️Confira o Aviso: https://t.co/31Lh5F3sm8#minasgerais #goiás #inmet pic.twitter.com/a0BmnVvGPw
O meteorologista Ruibran dos Reis afirma que o fenômeno é comum nesta época do ano. “Como está muito quente, o calor, combinado com a alta da umidade nos últimos três dias, pode gerar esse tipo de tempestade”. Segundo o especialista, existe a possibilidade de novas chuvas de granizo nos próximos dias tanto para o Alto Paranaíba, quanto para as regiões Sul e Central de Minas.
Prejuízos avaliados
As autoridades locais ainda estão mensurando os prejuízos causados pelos temporais. De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas, o tenente Bombeiro Militar João Fernandes, a cidade mais atingida foi São Gotardo. Na tarde deste domingo (26) está sendo realizado um trabalho conjunto de diagnóstico de danos entre as cidades da região.
Leia mais:
Chuva volta a BH, após mais de 20 dias; confira previsão deste domingo
Copasa responde Arsae e nega racionamento em BH e outros 22 municípios