Responsável por cerca de 5 mil atendimentos exclusivos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Universitário Ciências Médicas –conhecido como Hospital São José – conta com novo ambulatório. Construída em frente à unidade hospitalar, na rua Aimorés, a estrutura foi inaugurada na última sexta-feira (6) e conta com 12 salas para atender às especialidades de transplante renal, nefrologia, urologia, otorrinolaringologia, ginecologia, pediatria, proctologia, mastologia e pequenas cirurgias.

O diretor técnico do hospital, Glauco Messias, explica que a intenção é aumentar o número de atendimentos. “O ambulatório do hospital atenderá somente pacientes de ortopedia, deixando a nova estrutura para as outras especialidades”, salientou. As duas unidades (ambulatório e hospital) são usadas para a formação acadêmica dos alunos dos cursos de medicina, enfermagem e fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas.

A nova garante mais conforto aos usuários, como salas com portas maiores, acessos com rampa e elevador. O prédio ainda vai passar por pequenos ajustes estruturais, para que comece a funcionar até o fim deste mês. “As salas antes usadas para consultas serão reformadas e transformadas em 30 novos leitos exclusivos para o SUS”, disse Wagner Eduardo Ferreira, presidente da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora do hospital e da faculdade.

Homenagem

O ambulatório recebeu o nome de Dr. Caio Benjamin Dias, ex-médico, ex-professor e um dos fundadores da faculdade. Ele faleceu em dezembro do ano passado com 101 anos.
 
Durante a solenidade de abertura, a filha do homenageado disse que a família está orgulhosa. “Estamos muito satisfeitos, porque meu pai teve uma carreira marcante na medicina”, disse Suzana Dias, de 71 anos.