Os frequentadores da orla da Lagoa da Pampulha, especialmente aqueles que utilizam o espaço para andar de bicicleta, vão ter mais segurança para trafegar no espaço. É que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai reformular um trecho da área e expandir a ciclovia até a Estação Move Pampulha.

Conforme a BHTrans, a intenção do executivo é mudar “a cara” do trecho em que os carros passam ao lado das bikes. Atualmente, sete dos 18 quilômetros da orla não têm uma separação ideal para delimitar o espaço de veículos e de bicicletas. 

Com a reforma, a PBH pretende retirar os blocos de concreto e fazer o alteamento da ciclovia, colocando-a no nível da calçada. Além disso, também serão construídos aproximadamente 400 metros para fazer a ligação da ciclovia com a Estação do Move.

O primeiro passo para as mudanças já foi dado. Nesta semana, a PBH abriu edital para a empresa que quer ser responsável pelo conceito e layout do projeto. Os interessados têm até o dia 20 deste mês para apresentar as propostas com os valores. O edital pode ser consultado aqui.

Depois, segundo explicou a BHTrans, uma segunda licitação será lançada. Neste caso, para a empresa que executará a obra. A expectativa é de que todo o serviço seja concluído ainda em 2019. 

Hoje, BH tem 89 quilômetros de ciclovia em todas as nove regionais.