Cidades mineiras que já finalizaram a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em adultos, e que tenham unidades da CoronaVac sobrando, deverão ceder esses imunizantes para os municípios que ainda estão vacinando pessoas acima de18 anos. A informação foi divulgada no início da tarde desta terça-feira (14), pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, durante entrevista coletiva realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Conforme informou o secretário, o governo fará a redistribuição destas doses para que possa, então, iniciar a entrega de vacinas da Pfizer para imunização de adolescentes e aplicação do reforço em idosos e imunossuprimidos. 

Ainda segundo o titular da pasta, a possibilidade de cessão das doses está prevista em uma deliberação, publicada em 3 de setembro, que estabelece que as cidades que possuírem reserva técnica da vacina deverão formalizar a conclusão e disponibilizar as doses para que a Unidade Regional de Saúde faça a redistribuição. 

Situação dos municípios

Até hoje, 404 cidades mineiras aplicaram a primeira dose da vacina em 100% dos adultos. “Então vamos redistribuir as doses da CoronaVac que estão paradas nestas cidades que chegaram aos 18 anos, já que ela não pode ser usada como reforço e nem em adolescentes”, disse.

O secretário também informou que, após esse repasse, o governo irá realizar a distribuição das novas doses da Pfizer entregues pelo Ministério da Saúde ao Estado.

“Temos 657 mil doses da Pfizer para serem aplicadas como primeira dose. Então, em vez da gente mandar a Pfizer para terminar essa aplicação, a gente vai pegar a CoronaVac que está sobrando. Depois disso, vamos transferir, na sexta-feira (17), essas doses (Pfizer) para conseguirmos iniciar, oficialmente e não só com as doses remanescentes, a vacinação de adolescentes e reforço dos idosos”, concluiu.

Leia mais:
Minas 'provavelmente' tem casos de transmissão comunitária da variante Mu, diz secretário
Mais 113 mil doses da vacina da Pfizer devem chegar a Minas nesta quarta, diz secretário de saúde
Minas registra 1.629 casos e 34 mortes por Covid em 24 horas