A dois dias do início do inverno, os termômetros na Grande BH tendem a marcar temperaturas mais baixas nesta semana. A Estação de Cercadinho do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou, na madrugada desta terça-feira (19) mínima de 12,5°C. A máxima prevista é de 24°C.

De acordo com Dayan Carvalho, meteorologista da Defesa Civil de Belo Horizonte, a tendência é de um inverno com temperaturas baixas, mas não tanto quanto fora noticiado no início do ano. "Vimos muitas notícias dizendo que este seria o inverno mais rigoroso de todos os tempos, mas não é verdade, as temperaturas seguirão a média, com mínimas de 15°C em junho, 14,7°C em julho e 15,7°C em agosto".

Outro ponto para o qual o meteorologista chama a atenção é o baixíssimo índice pluviométrico previsto para o período, que chega a 30 mm para os três meses da estação. "Esse baixo índice vai, naturalmente, deixar o tempo mais seco, para o qual cabem as recomendações de cuidados com as doenças respiratórias e com a pele", alerta.

Estado

Os ventos carregados de umidade deixam o tempo parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva fraca e isolada na Zona da Mata, Sul, Campo das Vertentes e Rio Doce. Nas outras regiões do estado, o tempo deve ficar claro a parcialmente nublado. A menor temperatura registrada foi 8ºC em Maria da Fé no Sul de Minas Gerais e a máxima prevista é de 33ºC no Norte.