Após uma semana com recordes históricos de temperatura alta, a capital mineira amanheceu neste domingo (11) com clima um pouco mais ameno. Por volta das 8h, os termômetros marcavam 20º C, o céu estava parcialmente nublado e a previsão para o decorrer do dia, segundo a meteorologia, era de máxima de 30º C - bem inferior aos mais de 38º C marcados há poucos dias -, com possibilidade de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento.

A virada no tempo ocorreu na tarde de sábado (10), com a chegada de uma frente fria. Temporais curtos, mas intensos, atingiram alguns pontos da cidade e deram alívio aos moradores. As precipitações atingiram bairros das regiões Nordeste, Noroeste, Oeste, Centro-Sul e Leste.

De acordo com a Defesa Civil, não foram relatados problemas em decorrência das chuvas. Entre 17h e 18h, houve registro de rajadas de ventos de 74 quilômetros por hora (km/h).

 

A temperatura máxima em Belo Horizonte, ainda no sábado, foi de 32,4°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade relativa do ar chegou a 31%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices abaixo de 30% já são preocupantes - o ideal é que fiquem acima de 60%.