Esta segunda-feira (4) marcou o primeiro dia do ano letivo para grande parte dos estudantes em Belo Horizonte. Pelo grande número de veículos, a capital registrou vários pontos de lentidão no início da manhã com o aumento de veículos em circulação nas regiões com escolas.

Segundo a BHTrans, alguns pontos na região da Rodoviária de Belo Horizonte também apresentaram lentidão por causa das pessoas que estão voltando nesta segunda de viagens de férias. 

Apesar de o meio da manhã já ter o tráfego mais tranquilo, a assessoria de imprensa da BHTrans alertou os motoristas para a volta do chamado rush do almoço, volume de trânsito que não existe no período de férias. Com pais levando e buscando os filhos, vans escolares e trabalhadores saindo para almoçar, o volume de carros a partir de 12h tende a aumentar, segundo o que afirmou a autarquia.

Operação Volta às Aulas

Começou nesta segunda-feira a operação conjunta entre a BHTrans, a Guarda Municipal e a Polícia Militar para otimizar a circulação de veículos nos entornos de escolas em Belo Horizonte.

Até o dia 19 de fevereiro, serão realizadas ações educativas em 40 instituições de ensino públicas e privadas da capital. Segundo a BHTrans, um dos principais objetivos é orientar pais novatos que muitas vezes não conhecem muito bem a dinâmica dos veículos nas portas das escolas e acabam atrapalhando o trânsito. A autarquia deu algumas dicas para que motoristas e pedestres contribuam para um tráfego mais seguro. Confira:

Na porta da escola:

- Nunca pare ou estacione em fila dupla e nas faixas de pedestre.
- Não estacione em esquinas, passeios, portas de garagens, vagas reservadas para pessoas com deficiência e para idosos, pontos de ônibus ou de táxis ou em outros locais proibidos.
- Atravesse sempre na faixa de pedestre.
- Nunca deixe as crianças desembarcarem no meio da rua.
- Lugar de pedestre é no passeio. Evite acidentes.
- Não pare no caminho das outras pessoas para não atrapalhar a passagem.

Novatos na escola

- Conheça com antecedência as principais ruas e avenidas de acesso à escola, além das vias locais, identificando lugares com vagas de estacionamento livre ou rotativo. Isso dá liberdade àqueles que desejam levar seu filho até a área interna da instituição de ensino.
- Mudança de série e de sala: certifique-se com a escola onde será a nova sala de aula de seu filho e se há um responsável que possa encaminhá-lo. Isso permite um gerenciamento melhor do tempo gasto na parada ou no estacionamento nas imediações e contribui para melhor mobilidade de todos.
- Deixe o material escolar de forma mais acessível para a hora do desembarque. 

No trânsito

- No carro, use sempre o cinto. O cinto de segurança reduz em até 50% o risco de lesões graves ou fatais e deve ser usado tanto nos bancos da frente, quanto nos bancos de trás, mesmo em trajetos curtos.
- Use o cinto de segurança corretamente: por cima do ombro, nunca no pescoço ou debaixo do braço.
-As gestantes devem usar sempre o cinto, abaixo da barriga. Ele protege a mãe e o bebê.
- Crianças menores de 10 anos devem, sempre, viajar no banco de trás do veículo. De 0 a 1 ano no bebê conforto; de 1 a 4 anos na cadeirinha; de 4 a 7 anos no assento de elevação; e acima de 7 anos e meio com cinto de segurança.
- Não fale ao celular enquanto estiver dirigindo.
- Diminua a velocidade ao se aproximar das áreas escolares.