Somente no início da noite deste sábado (13), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais atendia a nove ocorrências de incêndio em vegetação na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Na capital, o fogo consumiu vegetação em terrenos nos bairros Jonas Veiga, na região Leste, e Jardim Alvorada, na região Noroeste. Já na Grande BH. os militares combateram as chamas em Sabará, Nova Lima, Lagoa Santa, Contagem e Prudente de Morais. 

O caso destacado pelos bombeiros aconteceu às margens da MG-030, em Nova Lima, nos arredores do condomínio Quintas do Sol. Imagens enviadas pelos militares que atuavam no local mostram as labaredas se alastrando pela vegetação à beirada da rodovia. Até a última atualização, ninguém havia ficado ferido. Confira o vídeo:

Tempo seco

A baixa umidade relativa do ar nos últimos dias favorece os incêndios, conforme informou o Corpo de Bombeiros. 

A Defesa Civil de Belo Horizonte já havia emitido um alerta nessa sexta-feira (12) informando que o fim de semana seria de tempo seco, com níveis abaixo de 30%. O índice é metade do considerado saudável pela Organização Mundial da Saúde, de 60%. Ainda na sexta-feira, o órgão registrou níveis de umidade que chegaram a 24%.

Em situações de baixa umidade, a Defesa Civil recomenda cuidados:
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).