Um grupo de ciclistas se reuniu neste domingo (25) para uma pedalada simbólica pelas ruas da capital mineira. A data marca o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, instituído pelas Nações Unidas (ONU). 

Mulheres, homens e crianças percorreram Belo Horizonte a partir da Casa de Referência Tina Martins, centro de apoio e acolhimento a mulheres em situação de risco, localizada no bairro Santa Efigênia (Leste). De bicicleta, o grupo foi em direção à Praça do Ciclista, na avenida Carandaí, onde se juntou aos voluntários da Bike Anjo - organização que ensina pessoas a pedalar. 

O trajeto dessa tarde incluiu cartões-postais da cidade, como o Parque Municipal, o Viaduto Santa Tereza e a Praça da Estação, todos no Centro da capital, além da rua Sapucaí, no bairro Floresta. Segundo a ciclista e membro da organização da pedalada, Carla Reis, o objetivo foi chamar atenção para a data. "Queremos conscientizar mulheres e homens sobre a violência. Temos que, juntos, acabar com ela para que possamos viver em uma sociedade mais justa, baseada na equidade e na paz", colocou.

O evento acompanha a campanha da ONU Mulheres chamada de 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero. As manifestações, que começaram nesse domingo, vão até o próximo dia 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos.