Trânsito em BH continua complicado; ainda há interdições na Nossa Senhora do Carmo e Contorno

Daniele Franco
07/12/2018 às 15:37.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:27
 (Reprodução/Waze)

(Reprodução/Waze)

Após uma noite de caos trazido pelas chuvas que atingiram Belo Horizonte nessa quinta-feira (6), quem precisa dirigir na capital enfrenta uma série de transtornos. A principal ocorrência durante a tempestade foi a queda de árvores e, nesta sexta-feira (7), a BHTrans, a Cemig e a Defesa Civil trabalham para normalizar a situação através da desobstrução das vias onde elas caíram. Interdições para cortes e podas afetam significativamente o trânsito na capital.

Através do aplicativo Waze, por exemplo, é possível ver os diversos pontos de lentidão na cidade em horários que, normalmente, não registram grandes congestionamentos. O local onde mais ocorrências são apontadas é na avenida do Contorno, onde uma árvore de grande porte caiu sobre a via e interditou a avenida nos dois sentidos na região do Floresta, Leste de BH. Segundo a BHTrans, o desvio está sendo feito pela avenida dos Andradas, mas também podem haver complicações uma vez que os semáforos da região apresentam problemas técnicos.

15h12 AV. DO CONTORNO | No sentido Floresta os veículos terão que acessar a Andradas à direita e fazer o retorno. Os semáforos da região estão apresentando problemas técnicos.— OficialBHTRANS (@OficialBHTRANS) 7 de dezembro de 2018

Outro ponto que apresenta complicações relacionadas ao trânsito é a avenida Nossa Senhora do Carmo, onde uma árvore de grande porte caiu na noite de quinta e matou o motorista de uma van. Desde então, agentes do Corpo de Bombeiros, da BHTrans e de outros órgãos competentes trabalham na ocorrência. Em sua conta no Twitter, a BHTrans informou que a Cemig se prepara para interditar a avenida para trabalhar na rede elétrica que ficou comprometida no local.

15h31 AV. NOSSA SENHORA DO CARMO | Atualização de agora: Trânsito está fechado na altura da Av. Uruguai nos dois sentidos, pistas internas e externas. CEMIG está no local iniciando a reconstrução da rede elétrica. Trânsito está retido nos dois sentidos. https://t.co/P4O4sz3g6Y— OficialBHTRANS (@OficialBHTRANS) 7 de dezembro de 2018

Tragédias

Em um intervalo de três horas e meia, a região Oeste de Belo Horizonte foi atingida por quase um quinto do volume de chuva esperado para o mês de dezembro. Foram 59 milímetros chovidos, cerca de 17% dos 358,9 que correspondem à média histórica do mês. Outras regiões, como Leste, Noroeste e Pampulha também registraram volumes significativos no mesmo intervalo: 47,8 mm, 38 mm e 36,8 mm, respectivamente.

O grande volume de chuva causou uma série de estragos pela cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, 243 ocorrências relacionadas a vistoria, corte e poda de árvores foram registradas na corporação. Já entre as que interferiram significativamente no trânsito da capital, segundo a BHTrans, há mais de 20.

Na avenida do Contorno, na altura do bairro Floresta, na região Leste, uma árvore de grande porte caiu sobre a via, interditando o trânsito para quem seguiria no sentido Santa Efigênia. Uma casa também foi atingida e ficou parcialmente destruída. A região Leste foi bastante afetada por quedas de árvores e houve registros ainda nas ruas Formosa e Angelo Rabelo, no bairro Santa Tereza. Também houve queda na rua Pouso Alegre, próximo à esquina com rua Anhanguera. Por causa desses casos, houve registro de congestionamento nas avenidas do Contorno e Silviano Brandão. 

A árvore que caiu na avenida Nossa Senhora do Carmo, no Sion, na região Centro-Sul da capital, atingiu uma van escolar e o motorista morreu no local, mas as crianças não ficaram feridas. Ele é considerado a quarta vítima das chuvas em Belo Horizonte desde o início do período chuvoso.

Mais chuvas

A previsão para a sexta-feira é de mais tempestades em Belo Horizonte. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um novo alerta para a possibilidade de chuva intensa, acompanhada de raios e rajadas de vento (em torno de 50 km/h), nesta sexta-feira (7). A previsão é que a chuva tenha volume de 30 a 50 mm. O alerta é válido até as 8h de sábado (8).

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e perto de córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o seu nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos. Adverte para que não se abrigue debaixo de árvores e estacione veículos, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes. 

Em algumas regiões de Belo Horizonte, já choveu mais de 30% do esperado para todo o mês (358,9 mm) nos primeiros sete dias de dezembro. Confira os acumulados de chuva, por região, até as 7h desta sexta-feira, de acordo com a Defesa Civil:

Barreiro - 106,0 (30%)
Centro Sul - 128,8 (36%)
Leste - 128,2 (36%)
Nordeste - 105,0 (29%)
Noroeste - 121,4 (34%)
Norte - 87,8 (24%)
Oeste - 137,4 (38%)
Pampulha - 117,0 (33%)
Venda Nova - 104,2 (29%) 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por