O décimo dia de trabalho do Corpo de Bombeiros em Brumadinho começou às 5h deste domingo (3). De acordo com a corporação, são 454 militares, sendo 228 bombeiros mineiros, 104 de outros estados, 64 homens da Força Nacional e 58 voluntários. 

Segundo o tenente-coronel Anderson Passos, que comanda as buscas pelos desaparecidos, os trabalhos deste domingo serão concentrados em áreas pouco exploradas, onde a lama ainda está fluida e o deslocamento das equipes é dificultado. Ele ressaltou que nesses locais não é possível andar ou nadar e serão utilizadas máquinas anfíbio (equipamento que transita tanto na água quanto na terra). "São 3 áreas de remanso, onde aparentemente houve fluxo secundário do rejeito. Estamos estimando que o deslocamento dos corpos esteja na faixa de 200 a 300 metros", explicou.

Ao todo, são nove máquinas retroescavadeira e anfíbio, que são empenhadas em áreas onde a lama está fluida.

Além disso, de acordo com o Corpo de Bombeiros, toda a região afetada foi mapeada por quadrículas de 50 mil metros quadrados. O efetivo empenhado foi dividido em equipes de forma a contemplar cada quadrícula, ocupando assim toda a área atingida pela lama. 

O Bemad – Batalhão de Emergências Ambientais de Resposta a Desastres do CBMMG - vistoria as estruturas que caíram à procura de vestígios humanos, com a ajuda de bombeiros militares de São Paulo. Já os militares da Força Nacional estão empenhados em buscas próximo à base do Posto de Comando do CBMMG, no Córrego do Feijão. Quatorze cães farejadores reforçam as buscas. 

No último boletim divulgado pelas autoridades que atuam na cidade, as equipes ainda buscam encontrar 226 desaparecidos. Dez dias após a tragédia, já foram confirmadas 121 mortes. Entre os óbitos, 93 vítimas já haviam sido identificadas até a tarde de sábado (2).

* Com Simon Nascimento

Leia mais:
‘É um crime contra a humanidade’, diz coordenador do projeto Manuelzão sobre Brumadinho
Homem se passa por familiar de vítima de Brumadinho para tentar indenização e é detido pela polícia
Sobe para 99 o número de vítimas de Brumadinho identificadas pelo Instituto Médico Legal