Decisão sobre candidatura da Pampulha a patrimônio da humanidade fica para sábado

Renato Fonseca
rfonseca@hojeemdia.com.br
13/07/2016 às 15:19.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:17
 (Cristiano Machado)

(Cristiano Machado)

O anúncio sobre o reconhecimento, ou não, do conjunto moderno da Pampulha como patrimônio cultural da humanidade deve ocorrer no sábado (16). Antes, a previsão era para sexta-feira (15). O adiamento se deve ao andamento da pauta na 40ª sessão do comitê do patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco).

O evento acontece em Istambul, na Turquia, desde o último domingo (10). Técnicos de 21 países estão reunidos para decidir se o complexo arquitetônico integrará a seleta lista. O título é concedido pela Unesco a monumentos, imóveis, trechos urbanos e ambientes naturais que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, dentre outros.

Conforme o presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Leônidas Oliveira, houve atraso nas discussões anteriores previstas. "O encontro debate o patrimônio mundial como um todo. A pauta da Pampulha precisou ser postergada para sábado, mas não há problema algum. Seguimos confiantes na busca por esta valorização".

Leia mais:
Curvas do complexo da Pampulha estão no foco internacional à espera do título
Ex-diretora do Museu de Arte da Pampulha quer ver o espaço revitalizado; PBH busca nova parceria
Aguardada restauração da Igreja da Pampulha começa em novembro, diz Iphan
Proposta visa implantar táxi aquático na Pampulha após a despoluição da lagoa

Chancela
O conjunto moderno da Pampulha que poderá receber a chancela inclui os edifícios e jardins da Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte (antigo Cassino), a Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de BH), o Iate Tênis Clube. Todos foram construídos quase simultaneamente entre 1941 e 1943. Também integram o complexo o espelho d´água e a orla da lagoa, além das praças Dino Barbieri (em frente à Igrejinha) e Alberto Dalva Simão (próxima à Casa do Baile), ambas projetadas por Burle Marx.

Desde o último domingo, o Hoje em Dia tem mostrado, em série de reportagens, o caminho percorrido pela Pampulha na tentativa de buscar o reconhecimento. O complexo está na lista indicativa do Brasil para obter o título desde 1996. A candidatura, no entanto, só foi retomada em 2012. De lá para cá, uma série de desafios tem sido enfrentados e muitos outros ainda por vir.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por