Defesa Civil de Contagem pede que moradores da Vila Itaú e da Vila Barraginha deixem suas casas

Bruno Inácio
binacio@hojeemdia.com.br | @oBruninacio
Publicado em 23/01/2020 às 17:01.Atualizado em 27/10/2021 às 02:24.
 (Defesa Civil de Contagem)
(Defesa Civil de Contagem)

A Defesa Civil de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, emitiu um alerta de emergência pedindo que moradores das vilas Itaú e Barraginha deixem suas residências imediatamente. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (23), por meio das redes sociais oficiais do órgão.

A prefeitura recomenda que em função dos temporais que estão sendo previstos na região metropolitana, quem reside nos dois bairros se dirija para a Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca, no bairro Eldorado. A instituição de ensino fica na rua Paineiras, 1.500.

De acordo com a Defesa Civil a unidade foi preparada para funcionar de abrigo para moradores destas duas localidades. Outros cinco pontos de Contagem estão sendo monitorados, mas sem sinal de alerta.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Defesa Civil Contagem (@defesacivilcontagem) em

No último domingo (19), a Vila Barraginha foi atingida por um forte temporal, no qual moradores perderam móveis, roupas e documentos. Moradores tiveram que deixar suas casas às pressas e foram levados para um abrigo montado na Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, na Vila São Paulo.

Já a Vila Itaú, que fica atrás do Itaú Power Shopping, é palco de recorrentes inundações e está parcialmente esvaziada, pois passa por desapropriações desde a grande enchente que acometeu o local em 2009.

Nessa quarta-feira (22), o governo de Minas informou que a região metropolitana deve receber volumes elevados nos próximos dias. Até sábado, a previsão é de até 250 mm de precipitações, com possibilidades de chuvas mais fortes no período noturno e de madrugada e chuva constante que pode gerar um volume de até 150mm em um espaço de 24 horas.

Na segunda-feira (20), a prefeitura de Contagem decretou situação de emergência após as fortes chuvas registradas na cidade no último domingo, para agilizar a captação de recursos destinados aos reparos e atendimento às famílias afetadas.

Nesta quinta (23) a situação de emergência foi reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A partir dessa decisão, publicada no Diário Oficial da União, as prefeituras poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e reconstrução de estruturas públicas danificadas.

De acordo com o ministério, devido à urgência na resolução dos problemas provocados por chuvas intensas e inundações, o reconhecimento foi feito antes mesmo que a solicitação do município ou do estado preencha todos os pré-requisitos legais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por