Após três dias com registro de chuva, a Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou, na tarde desta segunda-feira (3), um alerta para risco geológico na cidade, o que pode causar deslizamentos, escorregamentos, erosões, quedas de muro e desmoronamentos.
Segundo o órgão, o grande volume de chuva provoca saturação do solo, que absorve toda a água e acaba colocando em risco estruturas e vias. Desde o último sábado (1º), já choveu uma média de 65 milímetros. Outro alerta da Defesa Civil aponta para a possibilidade de novas pancadas de chuva na capital.
A Defesa Civil também informou que vai percorrer áreas de mais risco com alertas sonoros para avisar a comunidade. Serão visitadas a Vila São Paulo, na avenida Teresa Cristina, e a Vila Chaves.
Previsão do tempo
Para as próximas 96 horas, a previsão é de pancadas de chuvas isoladas na capital. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações são esperadas pelo menos até próxima quinta-feira (6). Neste período, os termômetros vão oscilar entre 16ºC e 29ºC.
Confira as recomendações da Defesa Civil de BH sobre o risco geológico:
A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda:
- Coloque calha no telhado da sua casa;
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água;
- Não jogue lixo ou entulho na encosta;
- Não despeje esgoto nos barrancos;
- Não faça queimadas.
Sinais de que deslizamentos podem acontecer:
- Trinca nas paredes;
- Água empoçando no quintal;
- Portas e janelas emperrando;
- Rachaduras no solo;
- Água minando da base do barranco;
- Inclinação de poste ou árvores.