Em casa de férias nesse calor? Confira 12 cachoeiras fantásticas perto de BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
09/12/2017 às 21:35.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:09
 (Eduardo Tropia / Divulgação)

(Eduardo Tropia / Divulgação)

Quem mora na capital mineira e quer aproveitar as férias de janeiro para ficar em contato com a natureza  encontrará várias opções turísticas perto de Belo Horizonte. O Circuito do Ouro, que envolve atrações de 15 municípios da região metropolitana e de outras localidades próximas a BH, tem pelo menos 12 cachoeiras para aproveitar com a família ou com os amigos. E o melhor: todas as opções envolvem viagens curtas, de menos de 200 quilômetros.

 Região Metropolitana de BHChico Trekking / Divulgação

Cachoeira do Índio, em Rio Acima, a 34 km de BH

Complexo do Viana - Rio Acima
Na cidade de Rio Acima, o Parque Nacional da Serra do Gandarela tem um conjunto de quedas d’água conhecido como como complexo do Viana. Entre as cachoeiras estão a do Viana, a do Índio e a Tinta Roxa. A região, formada por vegetação de transição, com mata atlântica, cerrado e campos de altitude, está a 34 km de Belo Horizonte. 

Cachoeira da Carranca – Itabirito
Para quem está começando a se aventurar no ecoturismo ou quer levar as crianças para o programa, a cachoeira da Carranca, em Itabirito, a 58 km da capital, é uma boa opção. Com uma caminhada de apenas 600 metros, as pessoas podem encontrar a queda d’água, com ducha natural e poço raso, ideal para banhistas que não têm o costume de nadar em cachoeiras. No local há uma praia natural de cascalho e areia, e o percurso é bem sinalizado.
 
Cachoeira Poço Encantado – Nova Lima
Já para os turistas mais acostumados às andanças no mato, há ainda outra opção na região, em um bairro de Nova Lima. No Retiro das Pedras fica a cachoeira Poço Encantado. Para chegar até ela, é preciso passar por uma trilha complexa, recomendada apenas para quem tem mais experiência em trekking. 

Circuito histórico Eduardo Tropia / Divulgação

A cachoeira dos Namorados é ideal para quem não quer enfrentar trilhas complexas

Cachoeira dos Namorados — Ouro Preto

A quatro quilômetros do centro histórico de Lavras Novas, um pequeno distrito de Ouro Preto, a cachoeira dos Namorados pode ser acessada tanto a pé quanto por veículos, pela rodovia MG-129. Para quem escolhe caminhar até o local, a rota é tranquila, com uma bela vista da região, além de baixa declividade e poucos obstáculos.
 
Cachoeira do Brumado — Mariana
 
Destaque da cachoeira, a queda d’água de 14 metros, em Mariana, é alimentada pelo rio Brumado, que corta a região. O local é privado, mas tem acesso gratuito. Ideal para quem quer acampar às margens do curso d’água e ver as estrelas, o espaço tem estacionamento, banheiros, restaurante, mesas e gerador de energia elétrica. 

Cachoeira Itatiaia — Ouro Branco

Pouco conhecida por turistas, a cachoeira Itatiaia tem pouca infraestrutura e acesso por uma trilha que sai da MG-129, em Ouro Branco, a 113 km de Belo Horizonte. O caminho é curto, mas cheio de obstáculos, como uma descida íngreme. Indicada para trekkers mais experientes, a rota envolve a travessia de um rio. Para chegar até a queda, as pessoas devem seguir a trilha na margem esquerda. O poço tem profundidade de 1,5 metro. 

Região LesteElvira Nascimento / Divulgação

Lindas paisagens compõem o cenário da cachoeira Alta, em Itabira

Cachoeira Alta — Itabira

Uma queda de 110 metros explica o nome dado à cachoeira Alta em Ipoema, distrito de Itabira, a 2h30 da capital mineira. A viagem, de 95 km, garante lindas paisagens e fácil acesso. Tanto turistas que querem curtir um fim de semana com família e amigos quanto praticantes de rapel e esportes ecológicos frequentam o local, ideal para curtir a tranquilidade. 
 
Cachoeira da Boa Vista — Itabira

Também em Itabira, a cachoeira da Boa Vista fica próxima de pousadas, ideal para quem quer aproveitar o feriado sem ter que percorrer longas distâncias até chegar à queda d’água. Com 60 metros de altura e águas cristalinas, a cachoeira forma belas e convidativas piscinas naturais. 
 
Cachoeira da Prainha — Nova Era

A apenas 15 km de Nova Era e a 3 horas da capital mineira, a cachoeira da Prainha é um ótimo programa para quem quer relaxar. Em local arborizado e de fácil acesso, a queda d’água da região Leste do Estado é uma opção para famílias, especialmente porque oferece até estacionamento para os veículos. 
 
Cachoeira da Pedra Furada — Nova Era

O município de Nova Era também traz outra opção para as famílias que querem apreciar a natureza e as flores do campo: a cachoeira da Pedra Furada, que leva esse nome devido a uma abertura feita pela pressão da água nas rochas da maravilha natural. A cascata, no entanto, tem somente 2 metros de altura, mas é propícia para o banho.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por