Empresa anuncia reforma de estação de trem em Contagem

Da Redação
17/05/2019 às 16:34.
Atualizado em 05/09/2021 às 18:42
 (William Dias/Divulgação)

(William Dias/Divulgação)

Começam na próxima semana as obras de revitalização da Estação Ferroviária Bernardo Monteiro, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os trabalhos serão iniciados no dia 25 de maio e serão focados em recuperar a estrutura, inaugurada em 1910, que após as obras deve abrigar um centro cultural ou comunitário.

A novidade foi anunciada nessa quinta-feira (16) pelo gerente de Relações Institucionais da Valor Logística Integrada (VLI), Flávio Pereira, durante uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião foi convocada para discutir o desmanche e abandono de vagões da VLI em Oliveira, na região Centro-Oeste do Estado.

A recuperação da estação em Contagem era uma demanda antiga de parlamentares e da Prefeitura de Contagem, uma vez que o prédio representa muito para a história da cidade. A edificação é uma das mais antigas do município e foi ponto inicial de desenvolvimento dos bairros Bernardo Monteiro e Bela Vista, mas acabou abandonada após a construção da Via Expressa.

Com relação ao município de Oliveira, o representante da VLI confirmou que os vagões abandonados no local estão sendo removidos e destruídos. Ele esclareceu, no entanto, que esses vagões foram adquiridos originalmente pela própria VLI, não fazendo parte de qualquer concessão federal. Além disso, são vagões para transporte de calcário, sem valor histórico. Por esses motivos, não há restrição legal a seu desmanche.

Com ALMG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por